• Sem categoria

“Coisas ruins acontecem e Deus sempre tira algo de bom delas”, diz Tim Keller sobre o câncer

“Vivo sabendo que o tempo é curto”, refletiu o pastor Tim Keller quando entrevistado pela Relevant Magazine em seu apartamento na cidade de Nova York. “Isso é realmente bom espiritualmente.”
Em junho de 2020, ele foi diagnosticado com câncer de pâncreas em estágio quatro – cerca de 80 a 85% das pessoas que recebem esse diagnóstico morrem em um ano. Mas seu tratamento está indo bem. Tão bem que, segundo ele, “acabou a ideia de morrer em meses. É mais há anos “.
“Mas estamos falando de um ano e meio ou estamos falando de cinco anos e meio?” Ele pergunta, encolhendo os ombros. “Nós não sabemos”.
Em 2017, Keller deixou a Igreja Presbiteriana Redentor de Manhattan, que liderou por 28 anos. Ele fez a transição para ensinar no Seminário Teológico Reformado e passou mais tempo escrevendo livros.
No final de 2019, ele começou a escrever um livro sobre a ressurreição intitulado “Esperança em tempos de medo”. Isso aconteceu apenas alguns meses antes que uma pandemia global e um diagnóstico emergissem, reforçando ainda mais a esperança pela promessa bíblica.
É fácil se acostumar com a ideia da ressurreição, mas Keller quer levar as pessoas a um entendimento mais profundo. “Parece-me uma das coisas que devo fazer no último período da minha vida”, diz ele. “Conversando com várias comunidades cristãs, dando-lhes as percepções que tenho.”
Em negação da morte
Keller acredita que a razão pela qual lutamos para entender a ressurreição é nossa fuga da morte. Para explicar, cita um pensamento dos Institutos de João Calvino: “Quando vemos um cadáver ou vamos a um funeral, filosofamos sobre a brevidade da vida, mas num plano mais profundo, estamos em total negação disso”.
“Basicamente, todos funcionamos como se fosse viver para sempre. Negamos profundamente [a morte] “, diz Keller. “E a única maneira de saber isso é quando você finalmente consegue um diagnóstico que pode morrer em meses ou semanas e de repente perceber: ‘Eu realmente não acreditava que ia morrer’.”
Tim Keller, 70, fundou a Igreja Presbiteriana do Redentor em Nova York. (Foto: The Gospel Coalition)
Esperança bíblica
Câncer deu a Keller uma nova visão, incluindo sobre o conceito bíblico de esperança – uma palavra que ele acredita que muitos cristãos interpretam mal. Muitos, segundo ele, confundem “esperança” com “pensamento positivo”.
O conceito superficial de esperança é “uma incerteza otimista”, diz ele. “Se você olhar dez versículos da Bíblia, quaisquer dez versículos, verá que a palavra ‘esperança’ realmente significa ‘segurança’, significa ‘confiança apropriada’.”
“Ou outra forma de colocar isso é confiança e segurança adequadas em algo que não pode ser provado”, ele continua. Keller acredita que a evidência física e histórica para o relato bíblico de Jesus é convincente e o livro aborda alguns dos argumentos para a ressurreição corporal de Jesus.
Mas Keller diz que a esperança não depende inteiramente de argumentos racionais; é também “um dom espiritual” com raízes mais profundas do que a “incerteza otimista”. “É como a fé, algo que Deus pode desencadear em seu coração por meio do Seu Espírito Santo”, explica ele.
“Minha esperança na ressurreição é a confiança de que isso realmente acontecerá”, diz ele.
“A visão cristã é que depois da morte vem a ressurreição. A visão cristã é que, no longo prazo, haverá uma ressurreição, novos céus e uma nova terra – mas o caminho a seguir é a morte e a ressurreição “, acrescenta Keller. “Coisas ruins acontecem e Deus tira algo bom delas, até o fim”.
Veja também

Veja mais em Guia-me – Mundo Cristão

Comentários

comentários

Você pode gostar...