• Sem categoria

Rodrigo Silva fala sobre a localização atual do Jardim do Éden

Ao mesmo tempo em que celebrava uma audiência recorde, a novela Genesis levantou importantes questões bíblicas e inspirou grandes reflexões, especialmente entre os cristãos. Como dito por o arqueólogo Rodrigo Silva, é bom que certas perguntas sejam estimuladas, pois as distrações do cotidiano costumam adormecer as dúvidas das pessoas.
“Nada substitui a boa e santa Palavra de Deus, mas a produção do romance está ajudando as pessoas a se voltarem para o conteúdo bíblico. Isso é válido para estimular a reflexão teológica na sociedade, afinal, o que é um teólogo senão um ser pensante refletindo sobre Deus? “, Perguntou em entrevista ao Guiame.
Entre as perguntas está a pergunta sobre o jardim do Éden. Isso realmente existia? É possível localizá-lo na geografia atual? Confira a opinião do arqueólogo.
O Jardim do Éden realmente existia?
O livro do Gênesis narra fatos ou ficções sobre este lugar? Rodrigo Silva, que atua como consultor histórico da Record, disse que “se a história do Éden não fosse verdadeira, então nada na Bíblia faria sentido, pois todo o contexto da salvação é baseado no pecado original ocorrido em um jardim chamado Éden “, declarou.
“A história de Adão parece um pouco estranha ao bom senso – porque não vemos nada no mundo real que se assemelhe ao ambiente edênico que a Bíblia descreve. Mas, isso não significa que não existisse realmente “, disse ele.
É o nome de uma região. Observe que a Bíblia especifica que Deus plantou um jardim “no” Éden (Gn 2.8). “E o jardim também se chamava Éden. Isso significa que a região é maior que o jardim. Tanto é que a Bíblia diz que “no Éden havia um rio que irrigava o jardim”. A nascente daquele rio não estava dentro do jardim “, explica.
Rodrigo Silva publicou um vídeo, em seu canal no YouTube, onde dá detalhes sobre questões geográficas do Éden.

É possível localizar o jardim do Éden a partir das especificações bíblicas?
“Ora, o Senhor Deus havia plantado um jardim no Éden, a leste; e lá ele colocou o homem que ele havia formado. “(Gênesis 2.8)
“No Éden nasceu um rio que irrigava o jardim e depois se dividiu em quatro. O primeiro nome é Pisom. Viaja pela terra de Havilá, onde existe ouro. “(Gênesis 2.10.11)
O segundo é Giom, que atravessa toda a terra de Cuxe (versículo 13), o terceiro é o Tigre, que corre ao longo do lado leste da Assíria e o quarto é o rio Eufrates (versículo 14).
As pessoas que visitam o Iraque e a Síria, perto dos rios Tigre e Eufrates, se aproximam do jardim do Éden? O arqueólogo esclareceu que, de fato, hoje, não existe nenhum rio no antigo Oriente Médio que se divida em quatro braços segundo as descrições bíblicas. “O outro problema é que a Bíblia fala de um dilúvio que destruiu toda a terra, o que significa que não sobrou nada da geografia pré-diluviana”, disse ele.
“Mas alguns ainda acham que o Jardim do Éden ficava no Golfo Pérsico, Turquia, Irã, Pérsia, Etiópia ou mesmo em Jerusalém”, acrescentou. “Mas você não pode dizer. Alguns estudiosos imaginam que, mesmo com a configuração atual, a localização dessa região do Éden provavelmente seria o que hoje chamamos de Oriente Médio ou Crescente Fértil “.
A região do Crescente Fértil compreende os atuais estados da Palestina, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano e Chipre, bem como partes da Síria, Iraque, Egito, sudeste da Turquia e sudoeste do Irã. “Portanto, não existe uma localização precisa do jardim”, explica.
Conseqüências do dilúvio
Rodrigo lembra que “podemos trabalhar com a ideia de que a enchente, como catástrofe global, causou o rompimento da pangeia [massa única continental], tsunamis, grandes enchentes e rachaduras nas rochas”, o que tornaria impossível para a geografia permanecer o mesmo, como no tempo do Éden.
Outro ponto a ser considerado é que as pessoas têm o hábito de renomear os assentamentos atuais com nomes antigos. “Portanto, posso entender que aqueles primeiros habitantes da Mesopotâmia, cientes da condição de seus ancestrais, vindos de Noé, renomearam aqueles dois rios, Tigres e Eufrates, porque seus ancestrais falaram deles no tempo do antigo Éden”, justificou .
“Depois do pecado, Deus apareceu ao povo de Israel, no monte Sinai, e disse a Moisés para fazer um santuário, para que Ele pudesse habitar entre o povo. Significa que o Éden era um santuário onde Deus vivia entre o seu povo “, comparou.
O arqueólogo explica que, sem o Éden, Deus então fez um santuário temporário – o tabernáculo. “Então este santuário tornou-se um templo fixo na cidade de Jerusalém. Talvez seja por esta razão que muitos judeus entenderam que Jerusalém seria o ‘Éden espiritual’. Mas esse templo já foi destruído duas vezes “, lembra.
“Deus enviou Jesus – novamente o santuário de Deus entre o povo, e Jesus foi embora, mas deixou o Espírito”, acrescentou.
Novo santuário de Deus
“E pedirei ao Pai, e ele lhe dará outro Conselheiro para estar com você para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem conhece. Mas você o conhece, porque ele mora com você e estará em você. “(João 14.16.17)
“Se alguém me ama, ele manterá minha palavra. Meu Pai o amará, iremos a ele e faremos com ele a nossa casa. “(João 14:23)
Usando essas passagens bíblicas, o teólogo reforça a ideia de que “agora o santuário está dentro de cada pessoa que recebe a Cristo como Salvador.
“Isto é, por meio do Espírito Santo, Cristo habita em mim. E quando Ele voltar nas nuvens do céu, com poder e glória, com a Nova Jerusalém, depois do milênio, estaremos novamente no jardim do Éden “, esclareceu.
O que torna o Éden um paraíso?
Como dito por o arqueólogo, “não é a árvore do conhecimento do bem e do mal, não é a árvore que dá o fruto da vida eterna, nem o rio da água da vida. O que torna aquele lugar um paraíso é a presença constante do próprio Deus “, disse ele.
“Ouvi uma voz forte que vinha do trono e disse: Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão seu povo; O próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. “(Apocalipse 21.3)
“Quer saber, hoje, onde fica o jardim do Éden? Olhe no espelho, porque se você entregou sua vida a Jesus e Ele está vivendo em seu coração, você se torna o jardim do Éden nesta terra. Provisório, é verdade, até que o paraíso definitivo venha com Cristo nas nuvens, e possamos viver para sempre com nosso Senhor, no Éden restaurado “, concluiu.

Veja também

Veja mais em Guia-me – Mundo Cristão

Comentários

comentários

Você pode gostar...